A ERA DO GELO 3
EUA, 2009
TÍTULO ORIGINAL: ICE AGE:
DAWN OF THE DINOSAURS
GÊNERO: ANIMAÇÃO
DURAÇÃO:
96 MINUTOS
CLASSIFICAÇÃO:
LIVRE
ELENCO
Manny - Ray Romano
(EUA) / Diogo Vilela (BRA)
Sid - John
Leguizamo (EUA) / Tadeu Mello (BRA)
Ellie - Queen
Latifah (EUA) / Cláudia Jimenez (BRA)
Diego - Denis
Leary (EUA) / Márcio Garcia (BRA)
Buck
- Simon Pegg (EUA) / Alexandre Moreno (BRA)
SINOPSE
Manny e Ellie estão ansiosos com a
notícia de que vão ser pais. Mas a chegada iminente do filhote desse casal de
mamutes faz com que Sid decida ter sua própria família, criando alguns ovos que
encontrou. Os ovos são de uma fêmea de dinossauro que está furiosa à procura
deles. O azarado Sid é levado pela mamãe dinossauro para um mundo subterrâneo
habitado por monstros pré-históricos e por Buck, uma doninha aventureira. Os
mamutes e seu colega Diego entram nesse mundo desconhecido para resgatar o
amigo trapalhão.
SENSIBILIZAÇÃO
Após os alunos terem assistido o
filme em data-show, será realizado o primeiro debate.
A animação possibilita um debate
sobre estrutura familiar, direitos e deveres do cidadão, o Estatuto da Criança
e Adolescente, relações de amizade, anti-heroísmo e eras geológicas.
ÁREAS DE
ESTUDO
Geografia e História.
PÚBLICO
ALVO - 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMPO
NECESSÁRIO – 12 AULAS
GEOGRAFIA
1- No final do filme, Scrat e Scratita são lançados para o alto
por um gêiser. Pesquise através de sites de busca confiáveis o que são e como
se formam os gêiseres e os vulcões.
2- O planeta Terra passou por longos períodos de
glaciação, chamados de Eras Glaciais.
a) Após uma pesquisa sobre o tema, os alunos
elaborarão uma linha do tempo geológica, indicando os períodos de glaciação com
ajuda da pesquisa realizada no blog do professor contento hipertextos sobre as Eras Glaciais.
HISTÓRIA
1- A era do gelo 3 tem como cenário um período de glaciação da Terra. A última
glaciação ocorreu ainda na pré-história e foi vivida por nossos ancestrais.
Tendo como base a linha do tempo geológica. Os alunos serão
orientados a elaborarem uma linha do tempo histórica, indicando o surgimento do homem e sua evolução
tecnológica em cada período, fazendo uso de um mapa conceitual e utilizando as
ferramentas do Microsoft Word.
2- Alguns cientistas defendem a ideia de que a
América foi povoada por povos que vinham pelas ilhas do Oceano Pacífico, outros
dizem que uma glaciação possibilitou o povoamento. Buscando imagens dos
possíveis povoamento da América o aluno deverá digitar um pequeno texto
com as duas teorias de povoamento da América acrescentando tal
imagens.
REFLEXÃO E
CIDADANIA
1- A família é uma das questões
centrais do filme. Discutir com os alunos a importância da família para a vida
da criança e do adolescente, tendo como referência o Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA). Utilizando sites como o Portal
Pró-menino para aprofundar a discussão e trazer novos elementos
para os alunos.
No momento da discussão, colocar em
data-show o artigo abaixo, para ser analisado e interpretado pelas professoras
e alunos.
Art. 4° – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral
e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos
direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao
lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e
à convivência familiar e comunitária.
2 - Elaborar slides com imagens e
tópicos que representam o cumprimento ou desrespeito de artigos do ECA
(direitos e deveres).
AVALIAÇÃO
Será feita no decorrer do processo ensino
aprendizagem utilizando- se como parâmetro o desenvolvimento das habilidades do
século XXI: colaboração, comunicação, oralidade, autonomia, criatividade,
resolução de situações problema e criticidade.
GRUPO:
Admilson
Daniel Luz
Fabíola
Renata Tavares Luz
Gislaine
Peroni
Olmezinda
Dias Batista Peroni
Nenhum comentário:
Postar um comentário