segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Desenvolvendo Projeto em sala de aula


Desenvolvimento de projeto de trabalho em sala de aula

Num primeiro momento, os alunos assistiram ao filme: A ERA DO GELO, curiosos e concentrados por se tratar de um mundo de faz de conta, onde animais dialogam e viviam em círculo de amizade, fortalecido pela convivência.
            No momento do debate, os alunos se mostraram animados, todos queriam falar ao mesmo tempo, foram instigados a falar sobre a estrutura familiar daquela família de animais selvagens, foi transposto para esse mundo de faz de conta os direitos e deveres do cidadão, o círculo de amizade e respeito. Também foi comentado sobre as diferentes Eras Geológicas da Terra.
            Em outra aula os alunos foram levados para a SAI e em agrupamento produtivo realizaram a pesquisa em sites confiáveis sobre como se forma os gêiseres e os vulcões. Em seguida, partiram para a construção de uma linha do tempo geológico, utilizando ferramentas como o Word Pad de acordo com a pesquisa realizada no blog do professor, onde navegaram fazendo descobertas sobre as Eras Glaciais.
            Os alunos utilizaram 04 aulas para terminarem a construção da linha do tempo.
            Em uma próxima etapa, os alunos fazendo uso de conhecimentos já adquiridos e revisando estes conhecimentos, elaboraram um mapa conceitual indicando o surgimento do homem e sua evolução na pré-história utilizando o Microsoft Word.
            Posteriormente, os alunos pesquisaram sobre as duas teorias do povoamento da América, buscaram imagens em sites e escreveram um pequeno texto sobre o assunto.
            Os alunos foram levados à sala de recursos tecnológicos onde os professores fazendo uso do data-show apresentaram o artigo 4º do Estatuto da Criança e Adolescente.
Art. 4° – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
            Professores e alunos analisaram e interpretaram esse artigo trazendo para a realidade da comunidade escolar os dizeres.
            Nas próximas aulas, os alunos elaboraram slides com imagens e tópicos que representaram o cumprimento ou a violação do artigo em questão.
            Após o término do trabalho todo o material produzido pelos alunos foram gravados em CD e disponibilizados na biblioteca para futuras pesquisas.
            Na finalização do projeto, os professores apresentaram aos alunos a avaliação co os seguintes itens: colaboração, comunicação, oralidade, autonomia, criatividade, resolução de situações problemas e criticidade.


GRUPO:
Admilson Daniel Luz
Fabíola Renata Tavares Luz
Gislaine Aparecida Peroni       
Olmezinda Dias Batista Peroni




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