Desenvolvimento de projeto de trabalho em sala de
aula
Num primeiro
momento, os alunos assistiram ao filme: A ERA DO GELO, curiosos e concentrados
por se tratar de um mundo de faz de conta, onde animais dialogam e viviam em
círculo de amizade, fortalecido pela convivência.
No
momento do debate, os alunos se mostraram animados, todos queriam falar ao
mesmo tempo, foram instigados a falar sobre a estrutura familiar daquela
família de animais selvagens, foi transposto para esse mundo de faz de conta os
direitos e deveres do cidadão, o círculo de amizade e respeito. Também foi
comentado sobre as diferentes Eras Geológicas da Terra.
Em
outra aula os alunos foram levados para a SAI e em agrupamento produtivo
realizaram a pesquisa em sites confiáveis sobre como se forma os gêiseres e os
vulcões. Em seguida, partiram para a construção de uma linha do tempo
geológico, utilizando ferramentas como o Word Pad de acordo com a pesquisa
realizada no blog do professor, onde navegaram fazendo descobertas sobre as
Eras Glaciais.
Os
alunos utilizaram 04 aulas para terminarem a construção da linha do tempo.
Em
uma próxima etapa, os alunos fazendo uso de conhecimentos já adquiridos e
revisando estes conhecimentos, elaboraram um mapa conceitual indicando o
surgimento do homem e sua evolução na pré-história utilizando o Microsoft Word.
Posteriormente,
os alunos pesquisaram sobre as duas teorias do povoamento da América, buscaram
imagens em sites e escreveram um pequeno texto sobre o assunto.
Os
alunos foram levados à sala de recursos tecnológicos onde os professores
fazendo uso do data-show apresentaram o artigo 4º do Estatuto da Criança e
Adolescente.
Art. 4° – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral
e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos
direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao
lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e
à convivência familiar e comunitária.
Professores
e alunos analisaram e interpretaram esse artigo trazendo para a realidade da
comunidade escolar os dizeres.
Nas
próximas aulas, os alunos elaboraram slides com imagens e tópicos que
representaram o cumprimento ou a violação do artigo em questão.
Após
o término do trabalho todo o material produzido pelos alunos foram gravados em
CD e disponibilizados na biblioteca para futuras pesquisas.
Na
finalização do projeto, os professores apresentaram aos alunos a avaliação co
os seguintes itens: colaboração, comunicação, oralidade, autonomia,
criatividade, resolução de situações problemas e criticidade.
GRUPO:
Admilson Daniel Luz
Fabíola Renata Tavares
Luz
Gislaine Aparecida Peroni
Olmezinda Dias Batista
Peroni
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