domingo, 16 de setembro de 2012

A Era do Gelo 3


A ERA DO GELO 3

 EUA, 2009
TÍTULO ORIGINAL: ICE AGE: DAWN OF THE DINOSAURS
GÊNERO: ANIMAÇÃO
DURAÇÃO: 96 MINUTOS
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE
SITE OFICIAL: WWW.AERADOGELO3.COM.BR

 ELENCO
Manny - Ray Romano (EUA) / Diogo Vilela (BRA)
Sid - John Leguizamo (EUA) / Tadeu Mello (BRA)
Ellie - Queen Latifah (EUA) / Cláudia Jimenez (BRA)
Diego - Denis Leary (EUA) / Márcio Garcia (BRA)
Buck - Simon Pegg (EUA) / Alexandre Moreno (BRA)

SINOPSE
Manny e Ellie estão ansiosos com a notícia de que vão ser pais. Mas a chegada iminente do filhote desse casal de mamutes faz com que Sid decida ter sua própria família, criando alguns ovos que encontrou. Os ovos são de uma fêmea de dinossauro que está furiosa à procura deles. O azarado Sid é levado pela mamãe dinossauro para um mundo subterrâneo habitado por monstros pré-históricos e por Buck, uma doninha aventureira. Os mamutes e seu colega Diego entram nesse mundo desconhecido para resgatar o amigo trapalhão.

 SENSIBILIZAÇÃO

Após os alunos terem assistido o filme em data-show, será realizado o primeiro debate.
A animação possibilita um debate sobre estrutura familiar, direitos e deveres do cidadão, o Estatuto da Criança e Adolescente, relações de amizade, anti-heroísmo e eras geológicas.

ÁREAS DE ESTUDO
 Geografia e História.

PÚBLICO ALVO - 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEMPO NECESSÁRIO –  12 AULAS

GEOGRAFIA
1- No final do filme, Scrat e Scratita são lançados para o alto por um gêiser. Pesquise através de sites de busca confiáveis o que são e como se formam os gêiseres e os vulcões.

2- O planeta Terra passou por longos períodos de glaciação, chamados de Eras Glaciais.
a) Após uma pesquisa sobre o tema, os alunos elaborarão uma linha do tempo geológica, indicando os períodos de glaciação com ajuda da pesquisa realizada no blog do professor contento hipertextos sobre as Eras Glaciais.


HISTÓRIA

1- A era do gelo 3 tem como cenário um período de glaciação da Terra. A última glaciação ocorreu ainda na pré-história e foi vivida por nossos ancestrais.
Tendo como base a linha do tempo geológica. Os alunos serão orientados a elaborarem uma linha do tempo histórica, indicando o surgimento do homem e sua evolução tecnológica em cada período, fazendo uso de um mapa conceitual e utilizando as ferramentas do Microsoft Word.

2- Alguns cientistas defendem a ideia de que a América foi povoada por povos que vinham pelas ilhas do Oceano Pacífico, outros dizem que uma glaciação possibilitou o povoamento. Buscando imagens dos possíveis povoamento da América o aluno deverá digitar um pequeno texto com  as duas teorias de povoamento da América acrescentando tal imagens.

REFLEXÃO E CIDADANIA

1- A família é uma das questões centrais do filme. Discutir com os alunos a importância da família para a vida da criança e do adolescente, tendo como referência o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Utilizando sites como o Portal Pró-menino para aprofundar a discussão e trazer novos elementos para os alunos.

No momento da discussão, colocar em data-show o artigo abaixo, para ser analisado e interpretado pelas professoras e alunos.
Art. 4° – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

2 - Elaborar slides com imagens e tópicos que representam o cumprimento ou desrespeito de artigos do ECA (direitos e deveres).


AVALIAÇÃO
Será feita no decorrer do processo ensino aprendizagem utilizando- se como parâmetro o desenvolvimento das habilidades do século XXI: colaboração, comunicação, oralidade, autonomia, criatividade, resolução de situações problema e criticidade.



GRUPO:
Admilson Daniel Luz
Fabíola Renata Tavares Luz
Gislaine Peroni
Olmezinda Dias Batista Peroni

Nenhum comentário:

Postar um comentário