Desenvolvimento de projeto de trabalho em
sala de aula
Num primeiro
momento, os alunos assistiram ao filme: A ERA DO GELO, curiosos e
concentrados por se tratar de um mundo de faz de conta, onde animais dialogam e
viviam em círculo de amizade, fortalecido pela convivência.
No
momento do debate, os alunos se mostraram animados, todos queriam falar ao
mesmo tempo, foram instigados a falar sobre a estrutura familiar daquela
família de animais selvagens, foi transposto para esse mundo de faz de conta os
direitos e deveres do cidadão, o círculo de amizade e respeito. Também foi
comentado sobre as diferentes Eras Geológicas da
Terra.
Em
outra aula os alunos foram levados para a SAI e em agrupamento produtivo
realizaram a pesquisa em sites confiáveis sobre como se forma os gêiseres e vulcões. Em seguida,
partiram para a construção de uma linha do tempo geológico, utilizando
ferramentas como o Word Pad de acordo com a pesquisa realizada no blog do
professor, onde navegaram fazendo descobertas sobre as Eras Glaciais.
Os
alunos utilizaram 04 aulas para terminarem a construção da linha
do tempo.
Em
uma próxima etapa, os alunos fazendo uso de conhecimentos já adquiridos e
revisando estes conhecimentos, elaboraram um mapa conceitual indicando o surgimento do
homem e sua evolução na pré-história utilizando o Microsoft Word.
Posteriormente,
os alunos pesquisaram sobre as duas teorias do povoamento da América, buscaram imagens
em sites e escreveram um pequeno texto sobre o assunto.
Os
alunos foram levados à sala de recursos tecnológicos onde os professores
fazendo uso do data-show apresentaram o artigo 4º do Estatuto da Criança e
Adolescente.
Art. 4° – É dever da família,
da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta
prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à
alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura,
à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Professores e alunos analisaram e
interpretaram esse artigo trazendo para a realidade da comunidade escolar os
dizeres.
Nas próximas aulas, os alunos elaboraram slides
com imagens e tópicos que
representaram o cumprimento ou a violação do artigo em questão.
Após o término do trabalho todo o
material produzido pelos alunos foram gravados em CD e disponibilizados na
biblioteca para futuras pesquisas.
Na finalização do projeto, os professores
apresentaram aos alunos a avaliação co os seguintes itens: colaboração,
comunicação, oralidade, autonomia, criatividade, resolução de situações
problemas e criticidade.
Admilson
Daniel Luz
Fabíola
Renata Tavares Luz
Gislaine Aparecida Peroni
Olmezinda
Dias Batista Peroni
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